04 dezembro 2010

Teatro: "As 10 virgens"

Peça: AS 10 VIRGENS

Texto dramatúrgico baseado na Parábola das Dez Virgens (Mateus 25:1-13).

Uma versão contemporânea da Parábola tratando de temas atuais, como a boa conduta dos verdadeiros cristãos (fazendo um paralelo comportamento simbolizado pelas virgens prudentes) e a prioridade dos prazeres terrenos à obra do Senhor (remetendo ao comportamento das virgens loucas).

Termina com uma exortação ao público, baseada no juízo decretado por Jesus Cristo.

Narração: A segunda vinda de Jesus Cristo, será um dos maiores acontecimentos da história da humanidade. As profecias das sagradas Escrituras estão se cumprindo rapidamente e tudo indica que nós estamos vivendo nos momentos finais da história deste mundo. E como cristãos, devemos estar sempre preparados, porque Jesus vai voltar a qualquer momento, e nós não sabemos nem o dia e nem a hora. Tudo será muito rápido, num piscar de olhos, como o relâmpago que sai do oriente e desaparece no ocidente, assim também será a vinda de Jesus Cristo nas nuvens dos céus.
(As Virgens Prudentes entram no palco e vão caminhando, tendo nas mãos uma lanterna acesa).
Virgem Prudente 1: Ontem eu fui a um trabalho de evangelismo em minha igreja e foi tremendo! Muitas almas foram alcançadas para o Senhor!

Virgem Prudente 2: Que benção, hein! Eu também tenho buscado muito fazer a vontade de Deus.

Virgem Prudente 3: É, realmente é muito bom fazer a obra de Deus e ainda por cima ser usada para exaltar o Santo nome dEle.

Virgem Prudente 4: Que bom saber que vocês têm buscado a face de Deus. Eu também tenho procurado estar em Sua presença e ser usada por Ele para abençoar outras vidas.

Virgem Prudente 5: Graças a Deus estamos buscando agradar a Ele a cada dia. Mas fico triste em Saber que existem muitas pessoas que têm se afastado de Deus, pessoas que eram bênçãos dentro da igreja e desistiram de continuar na caminhada. E outras que vivem neste mundo e nem sequer procuram conhecer e aceitar ao Senhor Jesus.
(As virgens prudentes se sentam no chão do palco e conversam através de gestos, e a narração continua).

Narração : A primeira classe de pessoas é representada pelas Virgens Prudentes. Ali estamos vendo as Virgens Prudentes, que representam aquelas pessoas que procuram fazer a vontade de Deus em cada momento de suas vidas, que estão sempre em Comunhão com Deus, através de Sua Santa Palavra. As lâmpadas acesas significam a luz da presença do Espírito Santo, nos corações daqueles que amam a Deus e ao próximo. Jesus disse para os seus discípulos que nós devemos ser a luz do mundo, e que através dos nossos gestos, palavras, atos e ações, devemos mostrar ao mundo que somos verdadeiros seguidores de Jesus Cristo. Cada cristão deve refletir em sua vida a maravilhosa luz da Promessa do Espírito Santo nos corações. Cada cristão deve ser uma verdadeira testemunha de Jesus Cristo, através do seu exemplo, e do seu modo de viver, através de sua conduta e de sua vida consagrada nas mãos de Deus. Cada cristão deve brilhar como uma luz nas trevas deste mundo, para que as outras pessoas também possam ir ao encontro da verdadeira luz, que é CRISTO.
Narração : A segunda classe de pessoas que existem no mundo é representada pelas Virgens Loucas.Vejam, lá se aproximam as Virgens Loucas.
(As Virgens Loucas entram no palco rindo e conversando alto).
Virgem Louca 1: E aí? Foi ao culto ou a festa na casa do Bruno?

Virgem Louca 2: Fui à festa é claro! Foi muito divertida. Conheci aquele rapaz que eu havia falado pra vocês. Eu estou gostando dele, mas ele não quer nada sério, só quer saber de ficar.

Virgem Louca 3: É claro que ele não vai querer nada sério. Você o conheceu em uma festa mundana. Mas pra falar a verdade, eu também desisti de esperar namorado na igreja Esse negócio de orar e esperar não é comigo.

Virgem Louca 4: Por falar em igreja, faz tempo que eu não vou ao culto. E também não quero me comprometer com as coisas de Deus, pois tenho estado muito ocupada com outras coisas. Na hora certa eu volto.
Virgem Louca 5: Vocês estão certas! Eu também não quero saber de igreja. Ainda sou muita nova e tenho muita coisa pra curtir. Além do mais, Jesus está em nossos corações.

(As Virgens Loucas continuam conversando através de gestos. Elas se sentam no palco, cochichando, enquanto a narração continua).

Narração : Ali estamos vendo as cinco virgens loucas, que representam aquelas pessoas que receberam e conheceram a verdade, mas que agora vivem afastadas de Deus, vivem longe de Deus. Elas representam aquelas pessoas que abandonam os caminhos de Deus, e vivem apegadas às coisas desse mundo. As Virgens Loucas estão sempre desprevenidas, com as lâmpadas apagadas ou quase se apagando, significando aquelas pessoas que não aceitam a proposta da Luz do Espírito Santo em suas vidas. Aquelas lâmpadas apagadas significam uma vida sem Cristo, vidas vazias e sem esperança, vagueando na escuridão das trevas deste mundo. Devemos entender que a Vida é um precioso Dom de Deus, e que a nossa vida só tem sentido quando Cristo está presente em nosso coração. Uma vida sem Cristo é uma vida vazia e sem sentido. Quantas pessoas estão vivendo igual a essas virgens loucas, que estão preocupadas somente com as coisas deste mundo, que não sabem compartilhar com o próximo, principalmente os mais humildes e necessitados. Dizem as sagradas escrituras que, no dia do Juízo, nós vamos ter que prestar contas de tudo aquilo que nós fizemos neste mundo. Cada um vai prestar contas de si mesmo perante o Tribunal de Cristo, e por isso nós devemos nos preparar para aquele grandioso dia, para que quando Jesus voltar não nos encontre desprevenidos.

(As Dez Virgens dormem)

O amigo do noivo: (Entra pelo corredor da igreja e grita) Eis o Noivo! Saí-lhe ao encontro!

(Todas as Virgens se levantam e preparam as lâmpadas)

Virgem louca 1: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão se apagando. E não nos preparamos para a chegada do Noivo, porque estávamos muito ocupadas e não sabíamos quando o noivo chegaria.


Virgem Prudente: Não; pois de certo não chegaria para nós e para vós; ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. Nós nos preparamos e entregamos tudo que tínhamos nas mãos do Senhor, entregamos as nossas vidas que é o nosso bem mais precioso para o noivo Jesus cristo.

(As Virgens loucas saem para comprar o azeite)
Jesus entra pelo corredor da igreja e sobe no palco.

Jesus : Vinde benditas de meu Pai. O fogo que acende as vossas lâmpadas é o sinal da presença do Espírito Santo em vossos corações. Vós vivestes de acordo com a vontade de Deus. Vós dedicastes todas as vossas vidas pelo bem estar do próximo. Vós fostes exemplos vivos de santidade, de dedicação e de vidas consagradas a Deus. Vós não medistes nem distância e nem sacrifício para ajudarem ao próximo. E como recompensa de vossa fé, de vossos trabalhos, esforço, sofrimento e dedicação, eu vos darei o Reino dos Céus. Tomai posse no meu Reino, agora e por toda a Eternidade.

(As Virgens Prudentes entram pela porta e as Loucas chegando gritando)

Virgem Louca 2: Senhor, Senhor, abre-nos a porta!

Jesus: Eu vos dei tantas oportunidades, mas vós não soubestes viver de acordo com a minha vontade. Vós estragastes os melhores momentos de vossas vidas nas coisas deste mundo. Eu vos dei a Bíblia Sagrada, para vós se guiardes pelo caminho da verdade, mas vós rejeitastes a minha Santa Palavra e preferistes o caminho das trevas. Eu vos enviei meus servos e os meus pastores para levar a minha Mensagem, mas vós nunca me aceitastes. Eu fiz de tudo para salvar cada uma de vós, mas vós não atendestes e nem aceitastes o meu convite. Eu estava sempre esperando por vós, mas vós nunca vos voltastes para mim. Eu me apresentei para vós de tantas maneiras, mas vós nunca me recebestes. Vós sabíeis que eu ia voltar, para julgar os vivos e os mortos, mas vós nunca acreditastes nas minhas palavras. Infelizmente, aqui não há lugar para vós. Afastai-vos de mim, porque eu não vos conheço.
(A luz se apaga e todos saem do palco)


Narração: E você? Está preparado para quando o Noivo, Jesus, voltar? Você já comprou a sua lâmpada? E você que comprou, ao comprá-la, entregou tudo o que tinha ao vendedor? Ou seja, entregou totalmente a sua vida? Devemos procurar por aquele que ressurgiu dentre os mortos, não esquecendo de suas palavras em (Mt 16:25) : "Portanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á".A salvação é para todos. Não guarde a salvação para si! Produza! Dê bons frutos para que o vosso fruto permaneça! Entregue a sua vida nas mãos de Jesus está noite e viva uma vida de santidade na presença do amado noivo, Jesus! Busque constantemente a presença de Jesus, para que a lâmpada de Deus que é o Espírito Santo, se mantenha acesa em sua vida.
"Orai e vigiai, porque não sabeis o Dia e nem a hora em que o Filho do Homem há de vir"!

PREPARA-TE, OH IGREJA, PARA ENCONTRARES COM TEU SENHOR!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário