29 novembro 2009

OS TRABALHADORES DA VINHA

História Biblica: Os Trabalhadores da Vinha

Base Bilica: Mateus - Capitulo 20 - vers. 1 ao 16

Versículo para Memorizar:"Assim, os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos..." Mateus 20.16





Introdução

Falar as crianças sobre Parabola - o Senhor Jesus gostava de ensinar através de parábolas, ou seja, de um fato corriqueiro - que acontecia normalmente - trazer verdades bíblicas e falar sobre o reino do Céu e Salvação.

Hora da Historia:

Um dia Jesus disse: "Porque o reino dos céus é semelhante a um homem, pai de família, que saiu de madrugada a assalariar trabalhadores para a sua vinha." Como era costume, esse pai de família combinou com os trabalhadores o salário de uma moeda de prata por dia e mandou que fossem trabalhar em sua plantação.

Às nove horas, saiu outra vez, foi à praça do mercado e viu ali alguns homens que não estavam fazendo nada. Então disse: "Vão vocês também trabalhar na minha vinha, que é a plantação de uvas, e eu pagarei o que for justo." Eles foram.

Ao meio dia e às três da tarde fez a mesma coisa com outros trabalhadores.

Eram quase cinco horas da tarde quando o dono da plantação voltou à praça. Viu outros homens que estavam ali e perguntou: "Por que vocês estão o dia todo aqui sem fazer nada?" Eles responderam: "É porque ninguém nos contratou. Então ele disse: "Vão vocês também trabalhar na minha vinha.

No fim do dia ele disse ao administrador: Chame os trabalhadores e faça o pagamento, começando com osque foram contrastados por último e terminando pelos primeiros".

Os homens que começaram a trabalhar às cinco horas da tarde receberam uma moeda de prata cada um. Então os que foram contratados primeiro pensaram que iam receber mais, porém eles também receberam uma moeda de prata cada um. Pegaram o dinheiro e começaram a resmungar contra o patrão dizendo: "Estes homens que foram contratados por último trabalharam somente uma hora, mas nós aguentamos o dia todo debaixo deste sol quente. No entanto o pagamento deles foi igual ao nosso!"

Aí o dono da vinha disse a um deles: "Escute amigo, eu não fui injusto com você. Você não concordou em trabalhar o dia todo por uma moeda de prata? Pegue o seu pagamento e vá embora.

Pois eu quero dar a este homem que foi contrastado por último o mesmo que dei a você. Por acaso não tenho o direito de fazer o que quero com o meu próprio dinheiro?

Ou você está com inveja somente porque fui bom para ele?" Jesus terminou citando o versículo que hoje aprendemos: "Aqueles que são os primeiros serão os últimos, e os últimos serão os primeiros.

Figuras disponíveis no site: http://sementinhakids.wordpress.com



















































Figuras biblicas do site: http://www.ebd.com.br






26 novembro 2009

Historia Biblica: A MULHER DE SAMARIA

A MULHER DE SAMARIA

Base Bíblica João 4.5-30, 39-42

Verso BÍBLICO para memorizar João 4.14b “... a água que eu lhe der se fará nele uma fonte da água que jorre para a vida eterna.”

Objetivos:
- Explicar a criança que Jesus é a fonte da vida eterna.
- Não ter preconceitos contra qualquer pessoa;
- Que Jesus nos conhece;
- Que quando evangelizamos ganhamos pessoa para Cristo, e depois os que conhecem a Jesus trarão seus amigos para o conhecer, como fez a mulher samaritana.

A HISTÓRIA

A Biblia nos conta, no Livro de São João, que em certa ocasião, quando Jesus andava com Seus discípulos, Ele fez uma viagem da Judéia para a Galiléia.

Naquele tempo não havia ônibus, carro ou avião. Os que tinham melhores condições viajavam montados em algum animal, porém muitos viajavam a pé.
Nessa viagem, eles precisavam atravessar uma região chamada Samaria, e as pessoas que moravam nessa região eram chamadas samaritanas.
Já era meio-dia. O sol estava muito quente! Fazia bastante calor. Jesus e Seus discípulos começaram a ficar com fome e com sede. Então, resolveram parar perto de uma cidadezinha chamada Sicar, onde havia um poço de água muito fresquinha.
Jesus assentou-Se ali bem pertinho do poço, já que havia pregado e curado muitas pessoas naquela manhã, enquanto Seus amigos foram até a cidade comprar algum alimento.
Enquanto Ele descansava ali, de repente apareceu alguém. Era uma mulher que saíra da cidade e vinha ao poço buscar água. Naquele tempo, as casas não tinham torneiras como hoje, nem um moderno filtro de água geladinha. Eles tinham que caminhar para buscar água em algum poço. E aquele era muito especial para eles, porque fora cavado há muito tempo atrás, nas terras que Jacó dera a seu filho José, e era chamado o poço de Jacó. Aquele era o melhor horário para ela não ser vista por ninguém.
Quando aquela mulher chegou bem perto Jesus, Ele conversou com ela.
Ele disse - Você poderia dar-Me água para beber, por favor? Ela se assustou muito, pois naquele tempo os homens não conversavam com as mulheres, se não as conhecessem; muito menos os judeus falavam com os samaritanos, porque eles eram inimigos. Mas Jesus começou a conversar com ela e lhe falou algumas coisas sobre sua vida; e mais assustada ainda ela ficou.
Ela pensou: Será que Este homem é um profeta? Como Ele sabe tudo sobre a minha vida?
mulher estava surpresa!

- O Senhor é um judeu - disse ela. - Por que está pedindo água a uma mulher samaritana?

Jesus respondeu:
- Se você soubesse quem sou, Me pediria e Eu lhe daria a água viva.
Jesus não estava falando sobre água de verdade, mas sobre como o Seu amor e a Sua maneira de viver poderiam mudar a mulher para sempre.

As palavras de Jesus não pareceram fazer sentido. A mulher fez mais algumas perguntas:
- O senhor não tem nada para tirar água e o poço é fundo. Como vai me dar a água viva? O senhor é, por acaso, maior que Jacó, que cavou este poço?
Jesus explicou um pouco mais. Ele queria que ela entendesse que Alguém muito mais poderoso que Jacó estava falando com ela e oferecendo-lhe ajuda.
- Todo aquele que bebe a água deste poço terá sede novamente. Mas a pessoa que bebe a água que Eu dou nunca mais terá sede. Minha água dará vida eterna à pessoa que beber dela - falou Jesus.
A mulher ainda não sabia ao certo sobre o que Jesus estava falando, mas gostou do que estava ouvindo.
- Dê-me um pouco de Sua água - disse ela - e nunca mais terei sede de novo.
Em vez de dar à mulher o novo estilo de vida sobre o qual estava falando, Jesus a ajudou a mudar seu antigo modo de vida. Ele disse:
- Vá, chame seu marido e volte.
- Não tenho marido - respondeu ela.
- Está certo - falou Jesus. - Você não tem marido. Você teve cinco maridos e agora está morando com um homem que não é seu marido.
A mulher não podia acreditar no que estava ouvindo! Como Ele sabia disso?
- O senhor deve ser um profeta -disse ela.
Jesus contou-lhe que Ele era mais que um profeta, era o Messias.

A mulher estava tão emocionada que correu de volta a Sicar e disse a todos com quem encontrou:
- Venham ver um homem que disse tudo que já fiz, e não O conheço. Você acha que Ele pode ser o Cristo?
Os discípulos ficaram surpresos em encontrar Jesus conversando com uma mulher samaritana, mas não Lhe fizeram qualquer pergunta. Apenas disseram:
- Mestre, coma alguma coisa.
Em vez de pegar a comida, Jesus comentou:
- Olhem através dos campos - Ele provavelmente estava vendo o povo de Sicar se apressando para encontrá-Lo depois do que a mulher samaritana contara: - Os campos já estão maduros, prontos para a colheita.
Não era tempo de colher grãos, mas era tempo de "colher pessoas", ou falar-lhes sobre Deus.
Jesus esperava que Seus discípulos entendessem que Deus queria que eles falassem a todos a verdade sobre Ele. Isso significava falar aos samaritanos também.
Jesus permaneceu em Sicar por dois dias. Após ouvi-Lo, muitas pessoas de lá acreditaram que Ele era o Salvador do mundo.



25 novembro 2009

Arvore de natal -em papel



Árvore de Natal em papel


É muito fácil de fazer:
- Corte 5 círculos de cartolina verde ou E.V.A. Seller de tamanhos diferentes, se preferir use tampas de potes para essa medição.




- Em cada círculo, vinque com uma espátula ou uma caneta (sem tinta) uma cruz.
- Vinque mais uma cruz entre os espaços da cruz anterior.
- Com delicadeza, dobre cada vinco, formando como se fosse um "guarda-chuva".



- Com a ponta de uma caneta, faça um furinho no centro de cada círculo.
- Em uma palito de churrasco, coloque do "guarda-chuva" maior ao menor.
- Com cola quente, fixe um enfeite na ponta da árvore.
- Coloque a árvore em um vasinho.







Ideia:
- Faça várias árvorezinhas de tamanhos e cores diferentes e decore um cantinho como na foto abaixo






Sugestão extraída do blog Ideias e Artes:

http://www.ideiasearte.com/2009/11/arvore-de-natal-de-papel.html

ENOQUE - UM HOMEM QUE ANDOU COM DEUS

ENOQUE - UM HOMEM QUE ANDOU COM DEUS

Base Bíblica:Gênesis - Capítulo 5

Objetivo da Lição:
1 - A importância de andarmos com Deus;
2 - A importância de estarmos preparados para o arrebatamento da Igreja.

Versículo para memorizar: "Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus." Hebreus 11:5

Hora da História

Sabem criança, hoje vamos falar de um homem que andou com Deus. E certamente vocês irão perguntar: Como pode alguém andar com Deus? Todos nós podemos andar com Deus, assim como esse homem.
A Bíblia diz que ele pertenceu à sétima geração depois de
Adão.
Qual era o seu nome? Seu nome era Enoque.

Naquele tempo, as pessoas ainda viviam muitos e muitos anos mais do que nós vivemos hoje.
Adão viveu 930 anos. É muito tempo crianças, mas a Bíblia nos fala de outras pessoas que também viveram muito tempo.
O tataravô de Enoque se chamava Enos e viveu905 anos.
O bisavô de Enoque se chamava Cainã e viveu 910 anos.
O avô de Enoque se chamava Maalalel e viveu 895anos.
O pai de Enoque se chamava Jarede e viveu 962 anos.

Quando Enoque nasceu seu pai Jarede ainda era bem novo, tinha 162 anos.
- Naquele tempo as pessoas viviam durante muitos anos.
- O próprio Enoque, quando teve seu primeiro filho, que chamou-se Matusalém, tinha 65 anos de idade.
- Hoje com essa idade, muitos já estão aposentados e com muitos netos.

Enoque, a cada dia, desejava fazer mais e mais a vontade do Pai que está no Céu.
As pessoas, através dos anos foram acumulando muitos, muitos pecados e desobediência. Por isso, Enoque se sentia muito triste. Ele não podia compreender tanta maldade! Pois a Bíblia diz que Enoque andava com Deus, e andar com Deus é viver uma vida com retidão, que é ser honesto, bom, paciente, amoroso e principlamente temente a Deus.

Os anos se passaram, Enoque estava já com 365 anos, ou seja, o seu filho mais velho já 300 anos.
Um dia,Enoque saiu para um desses retiros de oração e permaneceu
em comunhão com Deus.

E sabem crianças, Deus levou Enoque para o Céu, para viver com Ele.
Imaginem que maravilha! Enoque era tão puro, tão santo, que ele foi levado direto para o Céu.

Ele não morreu como as pessoas morrem para um dia ressuscitarem, quando Jesus voltar. Ele foi vivinho, direto para o Céu.

Seus familiares devem tê-lo procurado, quem sabe nos lugares onde ele costumava se retirar para orar, mas não o encontraram, porque Deus o havia levado. Eles compreenderam que Enoque estava no Céu. Muitos e muitos anos já se passaram, desde que Enoque foi para o Céu.

Hoje, nós temos a mesma esperança: Chegar ao céu.

Precisamos estar prontos, porque Jesus voltará a esta terra. Vocês querem estar prontos? Vamos orar para pedir a Jesus que possamos estar preparados para que, quando ele voltar, nos leve para viver com Ele, e o único meio de sermos salvos é aceitarmos o sacrifício de Jesus na cruz, o seu sangue remidor, que tira todo o pecado e o aceitarmos como nosso Senhor e Salvador!

(Professor - faça o apelo)


Ilustração Enoque:














Ilustração Arrebatamento Igreja:



A CASA CONSTRUÍDA SOBRE A ROCHA

A CASA CONSTRUÍDA SOBRE A ROCHA









Base Bíblica: Mateus - Capítulo 7

Versículo para memorizar: “Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha”. Mateus 7:24

A HISTORIA

Crianças, alguém aqui já viu uma casa sendo construída?
Quem já viu uma casa em construção? Certamente quase todos nós. Mas, quem já viu bem de perto, parou para ver, o trabalho que os homens fazem quando estão construindo uma casa ou um prédio?

(Espere as crianças responderem).

Que ferramentas os homens usam? Eles limpam o terreno, aplainam, marcam os seus limites e começam a construir os alicerces ou as suas fundações.
Às vezes, usam muito concreto e ferro apropriado, para que fique uma construção bem sólida.

Certa vez, quando Jesus estava ensinando as pessoas, Ele lhes contou uma história sobre dois homens que construíram as suas casas.

Um construiu sobre a ROCHA e o outro construiu sobre a AREIA.

O PRIMEIRO HOMEM: construiu sobre uma rocha, cavou uma vala profunda e fez o alicerce bem sólido. Era um terreno bem firme e a casa foi sendo construída de uma forma muito segura, até ficar pronta. Porém, veio uma tempestade muito forte.
O vento fazia uh...uh... uh..., os relâmpagos brilhavam no céu, os trovões faziam tremer, e a chuva caía fortemente. Os rios foram enchendo, enchendo e transbordaram. E a água bateu contra aquela casa, mas nada aconteceu com ela, porque FOI construída sobre uma rocha.

O SEGUNDO HOMEM, porém construiu sua casa sobre a areia, sem alicerces. E quando veio a tempestade, aquela casa que não estava firme, desabou. Quando Jesus
contou essa história, Ele queria ensinar às pessoas
uma importante lição:

“TODO AQUELE QUE VEM A MIM E OUVE AS MINHAS PALAVRAS E AS PRATICA, É SEMELHANTE AO HOMEM QUE CONSTRUIU A SUA CASA SOBRE A ROCHA. MAS O QUE OUVE E NÃO PRATICA É SEMELHANTE AO HOMEM QUE EDIFICOU UMA CASA SOBRE A TERRA SEM ALICERCES”.

Conclusão: Então crianças, quando vierem as dificuldades, vocers devem saber que aquele que constrói a sua vida (casa) sobre a rocha (que é Cristo) fica firme e não cede à tentação, mas o que construiu sobre a areia, não tem firmeza e é logo derrubado.
Que Jesus abençoe a cada um de vocês, para que possam aprender cada dia a obedecê-Lo. Que obedeçam também aos seus pais e professores! Assim, estarão construindo a casa de vocês sobre a Rocha, a verdadeira Rocha que é Jesus.


(Se você souber a melodia poderá cantar com as crianças)

NÃO NÃO CONSTRUA A SUA CASA NA AREIA
NÃO CONSTRUA NA BEIRA DO MAR
MESMO QUE PAREÇA FIRME É IMPOSSIVEL QUE ELA FIQUE
A TEMPESTADE A VAI DERRUBAR

A ROCHA É O LUGAR DE CONSTRUIR
UM ALICERCEW FIRME QUE NÃO VAI CAIR
AS TEMPESTADES VÃO E VEM
MAS A PAZ EM CRISTO TU TENS!
















Historia Bíblica: A BATALHA CONTRA OS AMALEQUITAS

A BATALHA CONTRA OS AMALEQUITAS

Base Biblica: Êxodo - capitulo 17

Versículo para memorizar:"O SENHOR É MINHA BANDEIRA." - Exodo 17:15

Objetivo da Lição:
1. A importãncia da União na igreja, paraque la prevaleça na Terra.
2. A importãncia de sermos fiéis a Deus!

A HISTÓRIA

Esta história nos relata mais uma vez a proteção de Deus a Israel, seu povo. Moisés ainda conduzia os israelitas, rumo à Canaã. Nesse tempo, veio Amaleque fazer guerra contra os israelitas. Então, Moisés chamou o seu servidor que se chamava Josué e ordenou que ele escolhesse homens corajosos entre os israelitas, para que pudessem sair e guerrear contra o povo de Amaleque. Estes eram os amalequitas.

E Moisés disse também a Josué, que ele colocaria no alto do monte e teria a vara de Deus em sua mão; aquela com a qual havia realizado vários milagres no Egito, depois que saíram de lá.
Foi então, que Josué com os homens de guerra e Moisés, Arão e Hur subiram ao monte.

Quando Moisés levantava a mão, Israel vencia... - Oh como me cansa suspender esta vara por tanto tempo! (diz Moisés)... Mas quando abaixava a mão, venciam os amalequitas.

Como as mãos de Moisés eram muito pesadas, ele estava cansado, então providenciaram uma pedra e colocaram abaixo dele, ele assentou-se sobre ela, e assim Arão e Hur ficavam um de cada lado de Moisés, segurando seus braços levantados.

- Nós o ajudaremos. Não se preocupe! (dizem Arão e Hur) As mãos de Moisés ficaram erguidas até o pôr-do-sol, e Josué e seu povo venceram a batalha

Conclusão:
Então crianças, o Senhor promete que se formos fiéis à Sua Palavra, Ele também nos sustentará em todas as batalhas de nossa vida e conseguiremos vencer as tentações com o poder que vem de Jesus.
Algo muito importante nesta história é a União - para sermnos vitoriosos precisamos ter união uns com os outros, pois o povo de isarel só vcenceu a batalha, porque Arão e Hur mantiam a mão de Moisés erguidas.



23 novembro 2009

História Biblica: Josias renova aliança

JOSIAS RENOVA A ALIANÇA

Base Bíblica: 2 Reis 22.1-23.25

Objetivo da Lição:
Ensinar que devemos aprender a seguir os ensinamentos de livro de Deus

Versículo para decorar:
2 Reis 22.2 “Fez ele o que era reto perante o Senhor, andou em todo o caminho de seu pai Davi e não se desviou nem para a direta nem para a esquerda”.

Ponto de contato:
Você tem ouvido muitas palavras hoje? Você lembra todas que ouviu? Claro que não! Mas, algumas são mais importantes do que outras e nós devemos escutar bem estas palavras, lembrar bem delas e depois agir de acordo com estas.
Nossa lição e hoje é sobre um rei que fez exatamente isto.

História Bíblica:
Este rei subiu ao trono quando tinha apenas oito anos de idade e durante toda a sua vida fez o que era agradável a Deus.
O povo hebreu já não adorava a Deus, mas ídolos feitos de pedra e de madeira.
A casa de Deus, o lindo templo, já não era tão bonita. Quando o povo começou a adorar ídolos, deixou de cuidar da casa do Senhor. As paredes estavam sujas e maltratadas; o assoalho estava despregando e a magnífica mobília toda riscada e quebrada. Tudo estava sujo e empoeirado. Mas ninguém se incomodava, ninguém exceto o rei – o rei Josias, que decidiu fazer alguma coisa.
− Vai ao templo – disse ele a Safa, o escriba. – diga a Hilquias, o sumo sacerdote – que conte a prata que o povo deu e com ela pague os carpinteiros e demais operários para que reparem o templo, que compre pedra, madeira, tudo quanto for necessário.

Hilquias, o sacerdote, tinha alguma coisa interessante para contar a Safa:
− Vê o que encontrei no templo – disse ele – É o Livro de Deus. Safa tomou o pergaminho e olhou para ele como alguma coisa que não via há muito tempo. E leu uma parte dele.
− Eu preciso mostrar isso ao rei – disse ele, correndo para o palácio.
− Aqui está o que Hilquias achou no templo – e a seguir começou a ler o pergaminho para o rei.
À medida que Safa lia, o rei começou a ficar triste, preocupado.
− Sim, aquilo era a palavra de Deus – murmurava ele e imediatamente rasgou as suas vestes para mostrar que estava muito triste, infeliz e assustado.
− O povo está adorando ‘dolos de pedra e de madeira e se esquece de Deus – dizia o rei – Muitas outras coisas erradas estão acontecendo. Como Deus devia estar zangado com seu povo.
Imediatamente enviou Hilquias a Hulda, profetiza que transmitia ao povo à vontade de Deus.
Hulda enviou este recado:
− Dize ao homem que te mandou, que Deus prometeu castigar o povo desobediente, mas que o Senhor ouviu a oração do rei e que o abençoará durante todos os dias da sua vida.
Quando o rei ouviu a mensagem da profetiza, reuniu o povo e, ficando de pé, numa das grandes colunas do templo, leu a todos as palavras do livro que fora encontrado.
Ao terminar, o rei disse:
− Eu prometo guardar todas as leis de Deus escritas neste livro, para nós. O povo prometeu o mesmo.
Mas isso não foi tudo. O rei ordenou que todos os ídolos dentro do seu reino fossem queimados, porque desejava que seu povo adorasse somente a Deus único e verdadeiro.
Depois o rei Josias ordenou que todo o povo comemorasse a Festa da Páscoa em honra do Eterno, o Deus deles, conforme estava escrito no livro de Deus. Desde a época em que os juízes governavam o país, nunca havia sido feita uma festa como essa, por nenhum dos reis de Israel ou de Judá.
Josias foi um bom rei porque obedeceu as leis de Deus, de todo o seu coração.
Ele sabia o quanto era importante obedecer as Escrituras. Ele deixou um bom exemplo para o seu povo.



Algumas palavras são importantes porque elas nos ajudam a lembrar coisas importantes. As palavras mais importantes são as palavras de Deus. Elas são palavras que devemos escutar, lembrar e obedecer.
Josias estava com vergonha porque Judá não tinha obedecido às palavras de Deus. Mas não só ficou vergonha. Ele mudou das coisas lendo as palavras de Deus ao povo e ajudando-o a obedecer ao Senhor. Depois ele ajudou o povo a viver vidas como Deus queria. Nós precisamos ouvir as palavras de Deus para nossas vidas e agir, obedecendo, como Josias.

Perguntas:
1. Quantos anos Josias tinha quando virou rei?
2. O que Josias resolveu fazer?
3. O que o sumo sacerdote achou?
4. O que Josias fez com o livro?
5. O que foi tirado do templo?
6. O que povo celebrou?
7. Quanto tempo tinha passado desde a última festa de Páscoa?

(figuras disponíveis em: http://sementinhakids.wordpress.com)








Historia Bíblica: JOAS - O rei menino que ficou escondido

JOAS - O rei menino que ficou escondido

2. Lição Bíblica: 2 Reis 11 - 1 ao 12

VERSO PARA MEMORIZAR: "Amem uns aos outros com o amor de irmãos." Romanos 12:10

Objetivos para seus alunos alcançarem:
1 - Perceber a importancia de ajudarmos a proteger os outros, de amarmos o nosso semelhante, de fazer sempre o bem;
2 - Saber que Deus protegeu Joás,e o guardou para ser Rei, pois Dewusa abomina o pecado e Atrália era má aos olhos do Senhor.

MENSAGEM CENTRAL: Na família de Deus, amamos e protegemos uns aos outros

A HISTORIA

Assim que Atalia, a mãe do rei Acazias, soube da morte do filho, deu ordem para que todas as pessoas da família real fossem mortas. Mas o que ela não sabia é que Joás, seu neto, filho de Acazias, havia escapado.

Ele ia ser morto junto com os outros, mas foi salvo pela sua tia Jeoseba, que era filha do rei Jeorão e meia-irmã de Acazias. Ela levou Joás e a sua babá para um quarto do Templo e o escondeu de Atalia. Assim ele não foi morto.

Durante seis anos Jeoseba cuidou do menino e o conservou escondido no Templo, enquanto Atalia era a rainha.
Mas no sétimo ano o sacerdote Joiada mandou chamar os oficiais encarregados dos guarda-costas e dos guardas do palácio e disse que viessem ao Templo. Ali ele fez com que jurassem concordar com o que ele havia planejado fazer. Então lhes mostrou Joás, o filho do rei Acazias, e deu a eles as seguintes ordens:
—Quando vocês ficarem de serviço no sábado, a terça parte deve guardar o palácio; a outra terça parte deve ficar de guarda no Portão Sur, e a outra terça parte deve ficar no portão, atrás dos outros guardas. Os dois grupos que deixarem o serviço no sábado ficarão de guarda no Templo para proteger o rei.
Vocês devem guardar o rei Joás com as espadas na mão e ir com ele a qualquer lugar aonde ele for. Qualquer pessoa que chegar perto de vocês deve ser morta.
Os oficiais obedeceram à ordem de Joiada e levaram a ele os seus soldados, isto é, os que saíam do serviço no sábado e os que entravam de serviço no sábado.
Joiada entregou aos oficiais as lanças e os escudos que tinham sido do rei Davi e que haviam ficado guardados no Templo.
Ele pôs os soldados armados com espadas por toda a frente do Templo, para protegerem o rei.
Então Joiada levou Joás para fora, colocou a coroa na cabeça dele e lhe deu uma cópia da Lei. Aí Joás foi ungido e apresentado como rei. O povo bateu palmas e gritou: —Viva o rei! Pois todo o povo sofria muito com a má rainha Atália.
Agora o povo de israel seria novamente feliz.

A vida de Joás foi um milagre de Deus!

(ilustrações da Karen Grace)