23 setembro 2009

O PRIMEIRO MILAGRE DE JESUS

O PRIMEIRO MILAGRE DE JESUS

(com base na historia publicada no site www.ebd.com.br)

Base Bíblica: João 2.1-11

• Receba as crianças com atenção e alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias .
• Tenha momentos de louvor com cânticos acompanhados por um instrumento ou em fita.
• Reserve um tempo para a memorização do versículo da lição.
• Realize oração conjunta, ensinando que deve ser feita com os olhos fechados para que não prestemos atenção no sapato do amigo, no cabelo da amiga, afinal vamos conversar com o Senhor Jesus. Estimule a todos para que orem.
•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.


Objetivo da Lição:
•Saber qual foi o primeiro milagre de Jesus.
•Saber que milagres acontece ainda hoje.

Versículo para memorizar:
“...Fazei tudo o que ele vos disser.” João 2.5

Hora da História:

Sugerimos: • Perguntar: " Alguém já foi a uma festa de casamento?" • Levar duas jarras: uma com água e outra com suco de uva já preparado. Levar copos e distribuir para as crianças, primeiro a água e depois o suco de uva. " Vocês beberam duas coisas diferentes. Nós vamos aprender hoje o primeiro milagre que Jesus fez e que aconteceu numa festa de casamento."
Captada a atenção, o professor vai ensinar a lição propriamente dita:

"Um milagre nós aprendemos que é alguma coisa fora do comum.
Depois de haver chamado muitos de seus amigos para ajudá-lo em seu ministério, Jesus foi convidado para uma festa de casamento em uma pequena cidade chamada Caná que ficava na região da Galiléia. A mãe de Jesus também estava neste casamento, bem como os seus discípulos. Uma certa hora aconteceu uma coisa desagradável. O vinho da festa acabou.

A mãe de Jesus então se aproximou dele e disse: O vinho acabou. Jesus lhe disse: "Não é preciso que a senhora diga o que devo fazer. Ainda não chegou minha hora." Com isso Jesus queria dizer que ainda não era a hora dele ser reconhecido como o Messias Salvador. Maria então disse aos empregados da festa: "Fazei tudo o que ele vos disser".
Ali perto estavam seis potes de pedra que eram usados para lavar as mãos e os pés das pessoas e que cabiam mais ou menos de oitenta a cem litros de água. Jesus disse aos empregados:" Encham de água estes potes." E eles encheram até a boca. Em seguida mandou: "Agora tirem um pouco de água destes potes e levem ao dirigente da festa." Eles fizeram o que Jesus ordenara.
Então o dirigente da festa provou a água e ela havia se transformado em vinho. Ele não sabia de onde tinha vindo, mas os empregados sabiam. Por isso chamou o noivo e disse: "Todos costumam servir primeiro o vinho bom e, depois que os convidados beberam à vontade, servem o vinho barato. Você , porém, guardou até agora o melhor vinho." Jesus começou assim seus milagres. O primeiro foi em Caná da Galiléia.
Ele mostrou sua glória e os seus discípulos creram nele!
Vamos pensar ? Jesus estava numa festa de casamento o que mostra que ele gostava de divertir. Jesus fez muitos milagres mas este foi o primeiro. Ele transformou água em vinho. Os empregados levaram água ao homem que estava dirigindo a festa, mas ao provar ele sente que é um vinho de excelente qualidade. Deus pode tudo e Jesus sendo Deus também pode fazer todas as coisas: curar, ressuscitar, transformar. Jesus sabe tudo o que necessitamos e todas estas coisas podem ser milagres que Jesus quer fazer em nossa vida.

Use esta parte da aula para recapitular com as crianças tudo o que
foi ensinado. • O que é um milagre ? • Para onde Jesus tinha sido convidado? • Quem também estava na festa? • O que aconteceu com o vinho? • Quem falou para Jesus sobre isto? • O que Maria falou para os empregados? • Quantas jarras de pedra estavam ali? • O que Jesus mandou os empregados fazerem? • O que aconteceu? • O que o dirigente da festa disse para o noivo?

Você pode terminar a aula com uma oração.

(figuras do site:ww.ebd.com.br)



25 comentários:

  1. muito boa a explicaçao ajuda muito principalmente as crianças desde pequenos a aprenderem o caminho certo para o sucesso na vida e tambem para seguir a jesus o nazareno!

    ResponderExcluir
  2. adorei esse ministério foi uma benção minha aulinha continui assim

    ResponderExcluir
  3. Parabéns gostei bastante deste site. Deus continui abençõando.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito , é ajuda como estas que nos fazem continuar, muito bom!!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo conteúdo! Gostei muito... vou passar isso pros meus pequenos ;)
    beijo grande, fica com Deus!

    ResponderExcluir
  6. obrigada sempre procuro mi aprounda muito sou da igeja da paz de juruti pará e adorei a historinha sou adolescente tenho 14 anos e sou professora titula .... eu adoro elas ah queria saber brincadeiras..... para fazer com elas bjs a paz de jesus a vc,,,,,,,

    ResponderExcluir
  7. Adorei! Parabéns!! Que o nosso SEnhor Jesus abençoe vc e sua família rica e abundantemente!! Bjs e fique cna Paz de Deus...
    Aline Soares

    ResponderExcluir
  8. Maravilhosoooooooo
    Melhor blog que já vii, excelente hstoria biblica..
    Me ajudou tambem, nas minhas aulas de domingo com as crianças
    Obrigada, e que Deus continue abencoando muito esse trabalho.

    ResponderExcluir
  9. Ficou ótima a explicação! Que Deus te abençoe muito, e continue te dendo esta sabedoria!!

    ResponderExcluir
  10. tbm gostei do conteúdo e explicação !!!!achei oq queria pra minha aula de domingo tenho certeza q as crianças vão amar

    ResponderExcluir
  11. Queria receber atividades para dar aulas na minha igreja. Meu email e ana_paula272009@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. gente nao consegui fazer atividade do milagre?

    ResponderExcluir
  13. vou usar para o culto das crianças

    ResponderExcluir
  14. Como que faz esta atividade sobre o milagres?

    ResponderExcluir
  15. A paz seja convosco! Gostei bastante do conteúdo, que o Senhor Deus continue dando-lhes sabedoria para este trabalho. Sou líder do departamento de crianças a poucos dias, e sempre procurei me aprofundar na Palavra de Deus, principalmente, em saber a melhor forma de passar os ensinamentos na linguagem infantil.

    ResponderExcluir
  16. Achei muito bom, esclareceu bastante

    ResponderExcluir
  17. Que lindo Parabéns! Uma vez via alguém contar está história com 6 barrinhas de barro e com suco de uva em pó dentro e qd colocava a agua ela ja se tornava suco, ficou bem lindo e as cçs amaram. Fica a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa essa dica. representa bem o milagre. Deus te abençoe.


      Excluir
    2. paz, muito brigado as crianças da minha igreja amaram
      Deus abençoe

      Excluir
  18. Parabens pela historia muito bem contada. Uma vez vi alguém contar esta historia. Ela tinha seis jarrinhas pequenas de barro e colocou suco de uva em pó dentro e ao enche-las de água já saia o suco. As cçs amaram. Ao perguntarem como ela havia feito isto ela explicou tudo direitinho.

    ResponderExcluir
  19. Amei e bem na linguagem infantil amei de Vdd gostaria de ver a continuação dos outros milagres como faço

    ResponderExcluir
  20. Amei a história muito bem explicado.

    ResponderExcluir