23 setembro 2009

História Biblica: Abraão e a promessa

ABRAÃO E A PROMESSA

(com base na história da www.ebd.com.br)

Leitura Bíblica: Gênesis 12.1-9; 13.14-18; 15.1-7

Objetivo da Lição:
• Que a criança compreenda sobre o OBEDECER.
• Saber que obedecendo a Deus, receberemos as bênçãos que Deus tem prometido.

Versículo para memorizar: “...Abraão, quando chamado, obedeceu...” Hebreus 11. 8
Ensine a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus em momentos de crise ou aflição. Dê um versículo bem simples ou parte dele, caso contrário elas não conseguirão decorar ou compreender. Ainda assim o versículo deve ser explicado e pode ser repetido durante a aula.

Na lição de hoje não temos palavras difíceis. Explique: “ Abraão, que era um homem de Deus quando foi convidado, pelo próprio Deus, para sair de sua terra e ir para um lugar onde ele nem mesmo sabia onde era, obedeceu, ele fez o que Deus mandou.” .
O professor deverá chamar a atenção da criança para o que vai ser ensinado. Isto pode ser feito de duas maneiras: perguntando alguma coisa relativa à lição, em linguagem simples, ou mostrando alguma coisa concreta e original. Sugerimos: • Perguntar: Vocês já foram à praia? (deixar que falem) • Mostrar: A areia que você trouxe e espalhar sobre o papel. Perguntar : Vocês conseguem contar os grãozinhos de areia? e as estrelinhas do céu? Na lição de hoje, vocês vão conhecer Abrão. Deus prometeu que ele teria uma “família” muito grande, como as estrelinhas do céu e os grãozinhos de areia da praia. E vocês podem ser uma dessas estrelinhas.

Hora da História:
Deus fez um convite especial para um homem, da família de
Sem que era filho de Noé. Este homem chamava-se Abrão. Deus lhe disse: " Deixe a sua terra e os seus parentes. Vá para uma terra que eu mesmo vou lhe mostrar. Faça isso e eu farei de você pai de uma grande nação. Você será uma bênção. O mundo inteiro será abençoado por sua causa." Abrão não ficou nem um pouco duvidoso, como diz o versículo que decoramos: “Abrão, quando chamado, obedeceu...” , ele obedeceu a Deus e partiu. Abraão arrumou suas coisas, levou Sarai, sua esposa, Ló, seu sobrinho, seus rebanhos, seus escravos e todas as suas riquezas. Abraão já estava com 75 anos. Vocês já pensaram? Abrão era um homem rico, morava com seus familiares e agora ter que partir para um lugar que não conhecia?! Mas, ele não duvidou, ele obedeceu a Deus e partiu porque ele sabia que Deus cumpriria a sua promessa e que ele seria feliz. Abrão foi caminhando, caminhando e Deus apareceu outra vez para Abrão e lhe disse: "Eu vou dar esta terra para sua família e para todos que fizerem parte dela. Eles vão ser tantos como o pó da terra. Assim como ninguém pode contar os grãozinhos assim será sua família! Naquele lugar, Abrão construiu um altar para agradecer a Deus. Viram? Deus não deixou Abrão sozinho. Abrão estava obedecendo a Deus e Ele o estava guiando e abençoando. Vocês também precisam obedecer a Deus. Se vocês obedecerem a Deus, Ele sempre estará com vocês para guiar, guardar e proteger.

Abrão continuou sua caminhada. Ele parava nos lugares, armava seu acampamento, depois continuava caminhando, pois estava obedecendo ao convite de Deus. Deus disse a Abrão que ele seria pai de uma grande nação, que sua descendência, sua família, seria como a areia da praia. Abrão então falou para Deus que ele não tinha filhos. Deus, então, levou Abrão para fora e disse: "Olhe para o céu e conte as estrelas, se puder .Esse será o número da sua família. "Depois de muito tempo, mesmo Abraão e Sara sendo velhinhos eles receberam a promessa de ter um filhinho que deram o nome de Isaque. Isaque foi a primeira estrelinha, o primeiro grãozinho de areia para formar aquele grande povo, o povo de Deus, aquela família que Deus havia prometido para Abraão. Vocês também podem fazer parte do povo de Deus, da família de Abraão, vocês podem ser uma daquelas estrelinhas. Sabem como? Vocês precisam obedecer a Deus, aceitar Jesus como único e todo poderoso Salvador. Se vocês aceitarem Jesus vocês vão fazer par-
te do povo de Deus, vocês serão uma das estrelinhas da família de Abraão.
Use esta parte da aula para recapitular com as crianças tudo o que foi ensinado fazendo uma pergunta de cada vez, esperando e ajudando-os a responder com muita paciência. • Qual foi a ordem que Deus deu para Abrão? • Qual era o nome da esposa de Abrão? • De que tamanho seria a família de Abrão? • Abrão tinha filhos ? • Deus mandou Abrão olhar o céu e fazer o que? • Como se chamou o filho de Abraão e Sara? •Como podemos ser uma estrelinha da família de Abraão?

Além da atividade básica você pode complementá-la com uma colagem Você poderá utilizar: • estrelinhas metalizadas vendidas em saquinhos na papelaria • areia Você pode: • Pedir que passem cola no céu e grudem as estrelinhas. Fique atenta para que ninguém coloque cola nem estrelinhas na boca. A ajuda das mães pode ser fundamental.
Você pode terminar a aula com uma oração. Pode pedir que as crianças o ajudem a arrumar a classe. Se você resolveu pregar os trabalhinhos na parede, faça com a ajuda das crianças. Se elas vão levá-lo para casa certifique-se que cada uma está com todas as suas atividades.







(Figuras de www.ebd.com.br)




35 comentários:

  1. Amei esse site . Gostaria de receber email de vcs com estudos para crianças .... A Paz .. Aline

    Email : alinepaduacarvalho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. eu fiquei impressionada com esse site, pois era tudo que procurava, sou professora de uma escola evangélica e me ajudou muito.. a Paz.
    me envia material de estudos se possivel.
    neijanircristina@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. obrigadão mesmo que Deus abençoe!este site tem me ajudado muito.

    ResponderExcluir
  4. Ola Rosangela.
    A paz do Senhor,
    Parabens pelo seu blog, tem me ajudado muito e tenho aproveitado muito das historias que voce tem postado. Talvez voce tenha duvida de que seu blog tem ajudado alguem ou se voce tem servido ao Senhor atraves desse ministerio. Quero que saiba que sim, que o Senhor Deus continue te abencoando a cda dia mais...
    Meu nome a Marisa sou brasileira e tenho servido ao Senhor aqui em Dondo, Mocambique, como missonaria voluntaria e gostaria de saber se e possivel voce me ajudar em uma questao. No proximo dia 7 de abril, fui convidada a dar um curso de lideranca para professores de Ebd, e gostaria de dar um curso dinamico, que nao fosse cansativo e que os professores participassem bem. Pensei em hitorias ilustradas,dinamicas, exemplos concretos com uso de objetos, enfim algo desse tipo, mas nao tenho ideia do que usar, que historias ou exemplos a dar. Voce podria me ajudar, porfavor?
    Meu email...
    marybrysa@hotmail.com
    fmarisa85@yahoo.com.br
    Obrigada,
    paz

    ResponderExcluir
  5. Paz do Senhor...
    Ameiiii o blog, Deus abençoe!
    Gostaria de receber email de vcs com estudos para crianças ...

    email:marlysmsl@hotmail.com
    Obg..Paz!

    ResponderExcluir
  6. olhha foi Deus que preparou isso pra mim eu tenho 11 anos e vou pregar para crianças pela 3 vez!
    e Deus me abençouu muito nas outra vezes que preguei!
    e Deus preparou isso para mim!
    a PAZ... alexandre vanderoscki!
    maria helena!
    igreja assembleia de DEUS

    ResponderExcluir
  7. necessito da historia qdo abrão entra no egito, mais adorei a historia muito bem explicada

    ResponderExcluir
  8. nossa vai me ajudar bastante amei o site virei fã

    ResponderExcluir
  9. adorei este blog espero q postem mais novidades e historinhas diversas

    ResponderExcluir
  10. seu blog tem sido uma grande benção no trabalho que estou fazendo com as crianças...

    ResponderExcluir
  11. ENSINO CRIANÇAS E ESTE BLOG TEM SIDO UM BENÇÃO EM MINHA VIDA, TEM MIM AJUDADO BASTANTE, CONTINUE SENDO BENÇÃO PARA AS PESSOAS QUE DEUS TE DARÁ A RECOMPENSA. DEUS TE ABENÇÕE.

    ResponderExcluir
  12. Nossa muito obrigado, essa hitorinha mim ajudou bastante!! Valeu mesmo

    Bjsss e que Deus abençoe a todos vcs!!

    ResponderExcluir
  13. sou professora da escola dominical também,amei o seu sait !!! meu email ney_euposso@hotmail.com
    esse primeiro semestre é sobre abraão.

    ResponderExcluir
  14. Muito obrigada, adorei o material de estudo, quero parabeniza-los pelo site.
    Um grande abraço a todos

    ResponderExcluir
  15. boa noite rosangela
    a paz do senhor...
    estou iniciando como professora da escola domonical
    estou precisando de algumas dicas de dinamicas e material pra estudo
    pois a primeira aula ed sobre abraao...
    se for possivel me der uma força
    obrigada desde ja
    e-mail gersikita_20@hotmail.com
    Que Deus lhe abençoe
    Boa noite

    ResponderExcluir
  16. Obrigada por nos ajudar a evangelizar nossos pequeninos, continue fazendo esse trabalho tão abençoado!
    A Paz de Cristo!
    Jaqueline Cunha

    ResponderExcluir
  17. muito boa essa história, me ajudou de ultima hora,kkkkk

    ResponderExcluir
  18. A paz do Senhor, minha irmã em CRISTO.
    Gostaria dar honrar ao seu ministério, que Deus lhe abençõe muito, pois você esta sendo canal na vida de várias crianças. O seu matrerial é ótimo.

    Quando estamos dentro do ministério que o Senhor nos chamou tudo é feito com mais perfeição, ou seja cada no lugar que foi chamado.

    ResponderExcluir
  19. gostaria de saber como faço para receber de voces email para eu dar estudos para mim e meus filho no mais obrigada deus abencoa voces meu emil e licuana_bh2005@hotmail.com.br ou licuana_bh2005@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. vcs são abençoados, amei vai me ajudar u montão com meus pimpolhos! deus abençõe!!!!!!1

    ResponderExcluir
  21. Obrigada por nos ajudar a evangelizar. Nós catequistas, precisamos realmente dessas orientações para enriquecer nossas aulas de catequese.
    Se possível, enviar tbém dinâmicas para que as aulas fiquem mais interessantes e atrativas às crianças. meu email. helenamelo26@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. adorei esta matéria parabens.

    ResponderExcluir
  23. muito bommm gostaria muito de receber e-mails de vcs pra bricadeira e gincanas com as crianças! muito obrigado e parabéns!

    ResponderExcluir
  24. thalytaastt@hotmail.com por favor brincadeiras para gincanas e perguntas sobre personagens da biblia? desde já agradeço

    ResponderExcluir
  25. que Deus lhes ajude cada dia muito bom esse site

    ResponderExcluir
  26. que Deus lhes ajude cada dia muito bom esse site

    ResponderExcluir
  27. Deus ha abencoe que tudo possa ser feito somente para honra e gloria do Senhor Jesus essa historia me ajudou a ajudar as crianças bjs....

    ResponderExcluir
  28. paty amei seu trabalho esta me ajudando queria que vc mi mandasse algumas sugestoes para minha proxima aula sera elias e o corvo meu imail patriciaunica2012@gmail.com que DEUS TE ABENÇOE

    ResponderExcluir
  29. Muito bom.

    Mas acho que você pulou algumas partes importantes para compreender a história linda de Abraão.
    Gênesis 12:12-20
    Gênesis 21:2-18
    Gênesis 27:7-14

    ResponderExcluir
  30. Silvia.Parabéns DEus te abençõe e que te use a cada dia no seu minisrerio. Otima historia.

    ResponderExcluir
  31. Paz do Senhor! Que Deus continue abençoando este site gostei muito !!!!

    ResponderExcluir
  32. parabéns pelo belíssimo trabalho!
    também gostaria que me mandasse e-mail: ane_calandrine91@hotmail.com

    ResponderExcluir
  33. parabens eu gostei muito historia pra criança eu adorei que criança aprende o caminho de Deus !!!

    ResponderExcluir
  34. Este site e tudo q nos professores de crianças prescisava gostaria de receber por email neidegoncalvis@hotmail.com
    Que Jesus abencoe

    ResponderExcluir
  35. Também amei o site de vcs gostaria de receber por email também : katiacorte@jhotmail.com.
    Que Deus vos abençoe ricamente.

    ResponderExcluir