25 maio 2009

GINCANAS

GINCANAS

GINCANA - Arrecadação

Veja em sua comunidade ou cidade que tipo de material pode ser doado para orfanatos, ancionatos ou escolas. Faça uma lista com o tipo de material a ser arrecadado pelos grupos (ex.: papel e latas para reciclagem; livros e roupas; alimentos não perecíveis; brinquedos, remédios).
Distribua entre os grupos as listas, para que saibam o que serve e o que não serve para esta tarefa. Você pode distribuir esta lista uns dias antes da data da gincana para que os participantes possam arrecadar o material. No dia do encontro, cada grupo deve ter uma caixa ou sala para juntar o seu material. Os pontos podem ser dados por peso ou quantidade.
Marque uma outra data, consiga um carro, e junto com os grupos leve o material a instituição escolhida para receber a doação. Vocês podem aproveitar e apresentar teatro e/ou músicas preparadas nas tarefas da gincana
Não esqueça de combinar os detalhes com a direção da instituição que irá receber a doação: se há espaço para as apresentações? as pessoas atendidas pela instituição estarão lá no dia marcado para ver a apresentação? que tal se ainda fazemos um lanchinho de integração? etc..


GINCANA - Batata na Colher
Uma colher e uma batata para cada grupo. Um espaço amplo e plano onde possa ser marcada uma linha de chegada.
Forme uma fila com cada grupo; determine o trajeto da corrida - ir até a parede e voltar, por exemplo. O primeiro da fila coloca o cabo da colher na boca (ou segura com ambas as mãos) e equilibra a batata na colher (as mãos não podem tocar a batata depois que ela estiver na colher); anda até a parede e volta. Deve então, com as mãos, entregar a colher e a batata para o próximo da fila e sentar-se; assim sucessivamente. O grupo que terminar primeiro ganha. Preste atenção a que os grupos tenham número igual de participantes.
Aquele que deixar a batata cair pode colocá-la de novo na colher e recomeçar.

GINCANA 01 - Caça Objetos
Material: Bíblia, chave bíblica, apito, placar para anotar pontos
Selecione objetos fáceis de encontrar no local onde será realizada a gincana e usando uma chave bíblica, escolha um versículo onde aquele objeto aparece:
Gênesis 11. 3: (TIJOLO) / Juizes 19. 5 (PÃO) / Lucas 14. 34 (SAL) / Provérbios 6. 6 (FORMIGA) / Mateus 16. 19 (CHAVE) / Jó 6. 6 (OVO) / I Timóteo. 6. 10 (DINHEIRO) / Atos 1. 5 (ÁGUA) / Ester 8. 2 (ANEL) / Mateus 3. 4 (CINTO) / Gênesis 1. 1 (TERRA) / Hebreus 12. 15 (RAIZ) / Gênesis 14. 23 (SANDÁLIA) / Neemias 2. 3 (FOGO)
Divida a turma em times. Faça uma fila com cada time, assim, somente o primeiro da fila irá procurar o objeto, até que todos tenham chance de participar.
Leia o versículo dando ênfase à palavra/objeto a ser procurado.
Ganha pontos para o seu time o primeiro que retornar com o objeto pedido; você pode dar pontos também para os demais que conseguirem o objeto até um determinado tempo.
Use um apito para avisar que o objeto já foi achado ou que o tempo terminou.

GINCANA - Carta aos Missionários
Faça um levantamento de missionários de sua comunidade ou igreja, que estão no exterior.
Determine um tempo e dê pontos para cada carta escrita pelo grupo (assim o grupo que escrever mais cartas, ganha mais pontos)
Determine um conteúdo mínimo para a carta, como notícias da comunidade, orações em favor da missão, etc... e verifique se as cartas estão coerentes antes de dar os pontos.
Envelope e enderece corretamente. Vá com o grupo ao correio para despachar (pode ser num outro dia, desde que seja logo a seguir a gincana, para que eles não esqueçam que escreveram). Compartilhe com todos os grupos as respostas que os missionários enviarem, ou coloque-as num mural onde todos possam ver.

GINCANA - Colhendo Sementes
Introdução: "Se a palavra de Deus é a semente, que podemos fazer para conseguir uma colheita rápida de sementes."
Todos os grupos recebem uma mesma palavra ou expressão.
A corrida é para ver quantos versículos com a palavra dada, o grupo pode achar e escrever numa lista. O versículo precisa ser todo escrito, com a respectiva referência.
Estabeleça o tempo antes de iniciar o jogo. (5 ou 10 minutos?)
Você pode dar pontos apenas para o grupo que conseguir mais versículos ou dar 1 ponto por versículo encontrado, para cada um dos grupos.

GINCANA - Desvende o Enigma!
Cada grupo recebe uma folha com uma frase incompleta e as pistas. O grupo que primeiro completar a tarefa corretamente, ganha os pontos. Os demais grupos que completarem a tarefa corretamente, num tempo máximo pré-estabelecido, podem ganhar metade dos pontos que vale esta tarefa.
A Bíblia usada ao compor as pistas foi a Tradução de Ferreira Almeida Revista e Corrigida.
A frase a ser encontrada é: "A luz deve resplandecer, o sal não pode ser insosso, não devemos pertencer ao mundo, mas estar no mundo para mostrar o grande amor de Deus aos cativos".
Apresente a frase assim:
"_____ _____ _____ _____ , o _____ não pode ser _____ , _____ devemos _____ ao _____ , _____ _____ no _____ , _____ _____ o _____ _____ de _____ aos _____ . "
Pistas:
(estão na mesma ordem das palavras da frase; para complicar, você pode ainda mudar a ordem).
1. Artigo definido feminino.
2. Que tinham os filhos de Israel em suas habitações (êxodo 10).
3. Se alguém manda, o outro _________ obedecer (o verbo que entra aqui é o mesmo que cabe na frase...)
4. Em II Coríntios 4,6 um verbo se repete por duas vezes. Passe este verbo para o infinitivo.
5. Hipertensos não podem comer o composto químico que resulta da ação entre um ácido sobre uma base.
6. Sinônimo de insípido.
7. Monossílabo encontrado depois do ponto e vírgula do versículo de Naum 3.1
8. Símbolo matemático que relaciona elementos com conjunto, no modo infinitivo.
9. O que é de Deus, juntamente com sua plenitude descida nos salmos 50.
10. No salmo 15, qual é a 59ª palavra? (palavras com hífen contam como uma só).
11. I Coríntios 10.12, Tiago 5.9 e Apocalipse 3.20 tem um verbo em comum. Coloque-o no infinitivo.
12. Deus amou algo de tal maneira... Mas em Tiago 4.4 ele pede para não ter amizade ao que ele amou, porque o Reino de Deus não pertence ao que ele amou, como está no livro de João 18.36.
13. Em Josué 18.21-28 é citada uma cidade de Benjamim, que tirando o acento (mudando a sílaba tônica) forma a palavra que estamos procurando. Obs. Existe um local no Brasil com o mesmo nome da cidade de Benjamim.
14. As ações que Deus fez em comum nos versículos Deuteronômio 34.1 e Apoclipse 22.1 no modo infinitivo.
15. Em Mateus 15. 21-28 Jesus usa um adjetivo para qualificar a fé de uma mulher. Que adjetivo é esse?
16. Segundo I João 4.16, Deus é ___?
17. Quem é este ser? Infinito, supremo, criador e conservador do universo... nosso Pai..


GINCANA - Mímica
Determine quantos pontos esta tarefa irá valer.
Cada grupo escolhe um dramatizador e um versículo, sem deixar que os grupos adversários escutem.
O dramatizador através de mímicas e gestos (ou o grupo todo, através de cenas mudas) apresenta o versículo escolhido.
Ganha ponto o grupo que adivinhar primeiro o versículo que o outro grupo apresentar.
Determine antes o tempo disponível para cada grupo apresentar seu versículo.
Os dramatizadores devem ser mudados a cada rodada para que mais crianças possam participar.
Outra sugestão é utilizar músicas e corinhos conhecidos do grupo, e colocar seus títulos num papel.
Vocês podem determinar antecipadamente se o grupo tentará dramatizar uma parte da música, só com gestos, para que os demais adivinhem, ou se tentarão cantarolar (sem cantar a letra) ou assoviar a música para que os demais adivinhem.

GINCANA - Perguntas Antigo Testamento
Determine as regras previamente. Pode ou não consultar Bíblias e livros?
• Opção 1: Dê a cada grupo uma folha numerada, com espaço para cada pergunta. Leia cada pergunta em voz alta e dê um pequeno tempo para responderem; passe para a pergunta seguinte. Ao final cada grupo escreve o seu nome na folha e passa para outro grupo, que fará a correção. Leia novamente cada pergunta e dê as respostas para que eles corrijam.
• Opção 2: Peça a cada grupo para eleger um representante. Dê a cada representante um papel com uma pergunta. Deixe-os voltar ao grupo para responder. Só serão contabilizadas respostas escritas no papel. Convide os representantes a dizerem a resposta, marque pontos para todos que acertarem. Dê um novo papel com a pergunta seguinte.
• Opção 3: Providencie uma campainha (ou balões de gás para estourarem) para cada grupo. Leia a pergunta em voz alta, o grupo que primeiro tocar a campainha pode responder e ganha os pontos se acertar. Se errar a pergunta passa para o outro grupo valendo menos pontos.
• Opção 4: Através de sorteio determine o grupo que começa primeiro. As perguntas são feitas alternadamente entre os grupos. Se acertar ganha os pontos, se errar, passa-se para o grupo seguinte com outra pergunta. Procure ordenar as perguntas com mesmo grau de dificuldade.
. Que dia Deus criou os animais? (quinto - Gênesis 1: 21-23)
. Na Bíblia não diz que Adão e Eva comeram uma maça. Que fruta eles comeram? (Do conhecimento do Bem e do Mal - Gênesis. 2: 16-17)
. Nome do homem mais velho da Bíblia? (Matusalém - Gênesis 5:27)
. Quem construiu uma arca? (Noé - Gênesis 7: 13-16)
. Qual o primeiro pássaro solto após o dilúvio? (Corvo - Gênesis 8: 7-8)
. Quem libertou o povo hebreu da escravidão no Egito? (Moisés - Êxodo 3: 10-13)
. Quem foi o sucessor de Moisés escolhido por Deus? (Josué - Josué 1: 1-2)
. Um homem famoso por sua grande força? (Sansão - Juizes, 15: 14-15)
. Qual era a atividade de Davi antes de ser ungido rei de Israel? (Pastor de ovelhas - I Sm. 16:11)
. O pequeno Davi que matou o gigante Golias se tornou um grande rei. Qual o nome do seu filho, também um rei? (Salomão - I Reis 1:13)
. Em que livro da Bíblia narra que um ferro saiu de um rio flutuando? (II Reis 6:6)
. Qual a mulher na Bíblia que criou asa e não voou? (Maaca, mãe de ASA, rei de - I Reis 15:9 e 10)
. Onde é encontrada na Bíblia a palavra "bairro"? (II Reis 22)
. Onde foi escrita a maior parte do Antigo e também do Novo Testamento? (Palestina)
. Como se chama o conjunto dos 5 primeiros livros da Bíblia? (Pentateuco ou Livros de Moisés)
. Qual o menor livro do Antigo Testamento? (Obadias)
. Livros da Bíblia com nome de mulher (Rute e Ester).
GINCANA - Perguntas Novo Testamento
. Nomes dos pais de Jesus. (José e Maria - Mateus 1: 18-19)
. Nome dos 12 apóstolos - dê 1 ponto por nome correto e mais 5 pontos para cada grupo que acertar todos os nomes. (Simão Pedro, André, Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Tiago, Judas Tadeu, Simão, Judas Iscariotes - Mateus 10: 2-4)
. Quem batizou Cristo e onde? (João Batista e o Espiríto Santo na forma de uma pomba / Rio Jordão - Mateus 3: 13)
. Cidade onde Jesus morreu? (Jerusalém - Mateus 21)
. Quantos discípulos de Jesus eram pescadores? (quatro - Marcos 1: 16-20)
. Quem traiu a Jesus? (Judas - Marcos 14: 43-44)
. Quem negou a Jesus 3 vezes? (Pedro - Marcos 14: 66-72)
. Qual a "Cidade de Davi"? (Belém - Lucas 2:4)
. Nome do Jardim onde Jesus fez sua última oração? (Getsêmani - Lucas 22: 39-46)
. Quem enviou os sacerdotes e levitas a Jerusalém para saber de João Batista? (Judeus - João 1.9)
. Que João Batista respondeu? (Eu sou a voz que chama no deserto - João 1.23)
. Qual o primeiro milagre de Jesus? (João 2: 1-12)
. Complete a frase de Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade, ...." (.. e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim" - João 14: 6)
. Discípulo que duvidou da ressurreição de Jesus (Tomé - João 21 24-25)
. Quem primeiro viu Jesus depois da sua ressurreição? (Maria Madalena - João 20:18)
. Qual o discípulo que andou sobre as águas com Jesus? (Pedro)
. Qual o livro histórico do Novo Testamento? (Atos)
. Em que livro fala de um homem que foi arrebatado ao terceiro céu? (II Coríntios 12:2)
. Qual o apóstolo escreveu o maior número de cartas / epístolas? (Paulo - 13 no total)
. Livro da Bíblia com o menor número de versículos. (II João)
. Qual o último livro da Bíblia? (Apocalipse)
. Em que parte da Bíblia encontramos histórias de Jesus e acontecimentos após a sua morte e ressurreição? (Novo Testamento)

GINCANA - Teatro e Música
Música Cada grupo deve escolher, ensaiar e apresentar uma música.
Dê 5 minutos para que o grupo se prepare. Peça aos demais grupos para darem nota de 1 a 10, levando em conta harmonia, ritmo, se todos cantavam, etc.. some as notas dos grupos e tire a média e dê o resultado como pontos para o grupo que se apresentou.
Para aumentar a dificuldade, você pode sugerir que os grupos criem uma coreografia de dança ou gestos para a música selecionada.
Teatro
Escolha passagens bíblicas uma para cada grupo e sorteie entre eles. Dê cerca de 15 minutos para cada grupo procurar a sua passagem, ler e preparar um teatro. Pode ser mímica, teatro encenando o texto ou uma cena atual que tenha a mesma mensagem que o texto bíblico lido.
Utilize o mesmo sistema de pontuação da música, considerando se a história ou mensagem foi compreensível, se os atores falaram alto e pausadamente, a criatividade dos figurinos e cenários, etc..

GINCANA - Preparar, Apontar, Fogo!
Material: 1 Bíblia para cada grupo, placar para anotar pontos
Faça uma fila com cada um dos grupos, o primeiro da fila tem uma Bíblia na mão.
O dirigente diz "Preparar!", estes devem então bater a Bíblia no peito e levantá-la acima do ombro. O dirigente diz "Apontar!" e um fala um versículo e depois "Fogo!".
Quem achar o versículo primeiro ganha os pontos para o grupo, passa a Bíblia para o segundo da fila e vai para o final desta

GINCANA - Traga um...
Uma forma de fazer várias tarefas divertidas é pedir que as crianças tragam objetos e pessoas com determinadas características.
O grupo que chegar primeiro ganha os pontos que você determinar.
Você ainda pode usar Tempo Máximo - ou seja, todos os grupos que chegarem até o tempo que você marcou, com o objeto pedido, ganham pontos. Os grupos que não trouxerem o objeto não ganham pontos.
Para as categorias de "o menor", "o mais alto" etc.. você deve dar um prazo para que os grupos retornem; depois que todos estiverem juntos, é feita a comparação e apenas o grupo com "o menor" ganha os pontos.
Sugestões de objetos e pessoas que você pode pedir. Use a criatividade e os recursos locais para incrementar as tarefas:
- uma pessoa que esteja vestida com uma blusa de linho, ou lã, ou couro;
- uma pessoa que saiba falar uma frase em língua estrangeira.
- a pessoa mais alta
- uma pessoa de sapato azul, vermelho, roxo, etc..
- uma pessoa de chapéu
- o objeto mais estranho que encontrar no local onde está sendo realizada a gincana.
- a menor ou maior Bíblia que puder encontrar.
- qualquer objeto de cor vermelha, verde, azul, etc..


GINCANA - Versículo Embaralhado
Escolha um versículo da Bíblia, quanto mais "desconhecido" mais difícil a tarefa.
Escreva este versículo numa folha em branco e recorte as palavras (procure fazer cortes retos e iguais para que o desenho)
Coloque as palavras misturadas num envelope e dê um a cada grupo para que montem o versículo.
Decida se irá permitir aos grupos consultar a Bíblia.
O grupo que acabar primeiro ganhará (10 pontos).
Ex.:
"alegra-te, mancebo, na tua mocidade e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade e anda pelos caminhos do teu coração... sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo." (Eclesiastes 11:9)

(desculpe-nos caso seja o autor, pois aplicamos as dinâmicas a algum tempo e não temos recursos que identifiquem a autoria, sendo também adaptada de acordo com os monitores)

40 comentários:

  1. Rô,
    você realmente é uma benção e a forma como pratica este ministério que lhe foi confiado é única. Tenho certeza de que este material vai ajudar e abençoar muitas vidas. Parabéns pela iniciativa!
    Deus te abençoe sempre !
    Tio Marcio.

    ResponderExcluir
  2. Este Blog é uma Benção tudo que eu estava procurando encontrei aqui...bjs
    Sempre que eu poder darei uma passadinha AQUI!!!fique na PAZ!!!

    ResponderExcluir
  3. luciene
    muito bom,eu faço trabalho vonluntário
    com crianças,e adorei as gincanas..
    fiquem com DEUS ...

    ResponderExcluir
  4. Olá!!!

    Parabéns!!!!
    As brincadeiras são muito criativas e interessantes, vou utiliza-las

    ResponderExcluir
  5. parabéns pela iniciativa de expor pra outras pessoas e assim abençoar outros ministérios e crianças. é uma ótima gincana
    cristiane

    ResponderExcluir
  6. As brincadeiras são muito legais, parabéns.

    ResponderExcluir
  7. As gincanas são muito legais

    ResponderExcluir
  8. gincanas muiito dificil mais legal *-*

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito, trabalho em um abrigo com crianças em situação de vulnerabilidade. Elas vão gostar mais ainda!!!

    ResponderExcluir
  10. Kelly Caroline5/06/2011 11:19:00 AM

    Oi,gostei muiti desse site,foi muito bom póis era o que eu exatamente estava proucurando,eu queria faser umas perguntas pra meus alunos de escola dominical e esse site foi perfeito!Amei...

    ResponderExcluir
  11. que Deus abençoe voçê maravilhosamente

    ResponderExcluir
  12. mUITO BOM O SEU TRABALLHP QUE DEUS TE ABENÇÕES!

    ResponderExcluir
  13. Muito Boa as Gincanas ,Me ajudou bastante Deus abençoe ;)

    ResponderExcluir
  14. PARABENS PELA SUA CRIATIVIDADE.QUE DEUS CONTINUE AGRACIANDO SUA VIDA...

    ResponderExcluir
  15. Muito boa as idéias vou usar com os adolecentes da perseverança!!
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  16. muito legais e vai me ajudar muito pois eu estava sem ideias brigada a todos a minha aula vai ser muito legal

    ResponderExcluir
  17. Depois de tantos parabens, quero deixar aqui minha gratidão também, pois este blog me ajudou bastante.. Deus os abênçoe

    ResponderExcluir
  18. Parábens muito bom o blog!! Simplesmente adorei!! Tenho 12 anos e sou catequista... É um pouco difícil lidar com crianças tipo da mesma idade ou mais velhos que eu, então eu procuro discutir o assunto envolvendo a criatividade através de gincanas e brincadeiras educativas. Este blog ajudou muiiiito!! Obrigada

    ResponderExcluir
  19. amei esse blog,trabalho com crianças em Tremembé e amo coisas diferente onde permitam a liberdade dos pequeninos...beijos e continue nessa benção...Yara Simoni

    ResponderExcluir
  20. achei bem interessante

    ResponderExcluir
  21. muito legal !!!vale apena ver !!!

    ResponderExcluir
  22. Nossa estava precisando mesmo de algumas brincadeiras para o JA da minha igreja !!

    ResponderExcluir
  23. muito boa as brincadeiras irei aplicar em uma gincana de adolescentes na minha igreja .muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  24. parabens deus ele e fiel ele edeus

    ResponderExcluir
  25. caio victor lucena fereira4/05/2012 10:11:00 PM

    eu queo dizer tenha feliz pascoa

    ResponderExcluir
  26. Amei esse blog, vc é uma benção. Sil

    ResponderExcluir
  27. PARABÉNS VX MIM AJUDOU BASTANTE!

    ResponderExcluir
  28. MUITO ABENÇOADO ESSE BLOG , QUE DEUS POSSA AUMENTAR A SABEDORI CADA DIA MAIS . A PAZ DO SENHOR A TODOS QUE PARTICIPAM DESSA OBRA.

    ResponderExcluir
  29. amei seu blog que Deus abençoe grandemente

    ResponderExcluir
  30. Você é uma bênção, Rosângela. Deus a conserve assim para a glória dele e desenvolvimento da fé dos pequeninos.

    Marta de Jesus Doreto de Andrade.

    ResponderExcluir
  31. Deus te abençoe por postar essas gincanas. São muito interessantes e divertidas.... Obrigada

    ResponderExcluir
  32. Muito bom esses jogos para a gincana infantil pois os desafios são criativos e faz as crianças atingirem os conhecimentos da biblia brincando...

    ResponderExcluir
  33. Bem interessante,mas eu gostaria de saber algumas gincanas para crianças menores, entre 4 e 7 anos.
    E adoraria- se possível- poder encontrar algumas dicas de ministração e gincanas baseadas nelas.
    Muito bom o blog! amei

    ResponderExcluir
  34. gostaria de saber algumas brincadeiras para mim fazer com as crianças , jovens e adultos na igreja onde congrego , eu ja fiz tds que eu sei como por , exempl: brinc .da cadeira , corrida do ovo na colher ,, essas ai sabe mas eu gostaria de algu mais divertido se puderem me ajudar eu agradeço DEUS abençoe

    ResponderExcluir
  35. ótimas idéias. Gostei mt! as crianças concerteza vão gostar tbm.

    ResponderExcluir
  36. muito bom essas gincanas já fiz quatro dessas.deus abençoe .gostaria se possível ter acesso a mais gincanas pois todas que fiz fizeram muito sucesso.

    ResponderExcluir
  37. Muito interessante como catequista só tenho a agradecer, afinal são com atitudes como esta que só tem a ajudar no processo de evangelização de nossas crianças.

    ResponderExcluir
  38. Gostei
    :3 Gostei muito da quela de achar os objetos :3

    ResponderExcluir